O que fazer em cada estação do ano

Uma das piadas que os gramadenses mais costumam fazer sobre o clima da cidade é aquela que diz que Gramado só tem uma estão definida: a Estação Rodoviária. Brincadeiras a parte, realmente o clima pode ser bastante instável na Serra Gaúcha. Por isso é bom que você acompanhe a previsão do tempo pelos menos dois dias antes de viajar.

Dias de muito de calor podem rapidamente se transformar em noites bem geladas! E da mesma forma o contrário, você sai para um passeio com casacos grossos e lá pelo meio dia não tem mais mão para segurar os agasalhos, tudo por que ficou quente e você não aguenta mais de calor. Então vou te dar algumas dicas sobre as estações do ano aqui em Gramado!

VERÃO (22 de dezembro a 20 de março)

Por ser uma cidade serrana, a 830 metros de altitude em relação ao nível do mar, tem gente que pensa que aqui não faz calor. Ledo engano! Faz calor sim, e muito! Em alguns dias os termômetros por aqui podem chegar a casa dos 35°C facilmente. Portanto traga roupas leves e confortáveis, calçados mais abertos para os passeios e filtro solar.

Em média, a temperatura por aqui no verão fica em 28°C. E a noite pode refrescar, caindo para cerca de 15°C. Traga um agasalho na mala para garantir. Em razão da umidade, chuvas de verão também são bem frequentes, muitas vezes ao final da tarde. Assim como chegam, logo vão embora e por vezes ocorrem em pontos isolados.

Então, no verão, minhas sugestões de passeios são os parques abertos, espaços de contemplação da natureza, além de locais de entretenimento.

OUTONO (20 de março a 21 de junho)

Para mim, o outono é a melhor época do ano para viajar para Gramado, Canela e a Serra Gaúcha. Isso por que o calor do verão já se foi e os dias costumam ter temperaturas mais amenas e as noites são mais fresquinhas. Também é a época do ano onde a cidade fica ainda mais colorida, já que as folhas das árvores começam a desbotar antes de caírem. De verdade, é um espetáculo! O ápice desse fenômeno natural se dá no mês de maio (o mesmo mês do meu aniversário <3).

No outono a temperatura fica, em média, por volta dos 18°C. Então traga roupas leves, mas também pode trazer um casaco mais grosso. A noite pode fazer bastante frio. Já ocorreram temperaturas negativas, com formação de geada, em pleno outono. As chuvas não são tão frequentes. Mas em se tratando de Gramado, tudo pode acontecer. A neblina sim, essa sempre é bem presente e surge a todo momento. Costumo dizer que o Vale do Quilombo é a fábrica de cerração de Gramado, é lá que normalmente ela inicia. Pra mim, um espetáculo da natureza.

A sugestão para os passeios do outono é primeiro identificar como estará a temperatura. E aí sim planejar as atividades. Dê preferência a locais fechados nos dias de chuva.

INVERNO (22 de junho a 22 de setembro)

Essa sem dúvida é a estação do ano mais querida pelos turistas. Todos vêm em busca de muito frio e principalmente da neve. O frio sempre chega arrasando. A média é de 8°C. Mas as frentes frias vindas da Argentina fazem os termômetros despencarem. Eu já vi termômetros marcado -6°C, com sensação térmica de -10°C. E aqui, um fato de que deve ser levado em conta. A sensação térmica é que de fato mexe com nosso corpo. Se agasalhe bem para não correr o risco de ficar doente justamente durante a viagem. Já pensou ter que ficar fechado no hotel por causa de um resfriado? Ninguém merece!

Quanto a neve, ela costuma ser bem tímida. As vezes não passa de uma chuva congelada. Mas ainda sim não menos bonita. Os turistas amam e a cidade também. No hotel onde ficar hospedado, peça a recepção que lhe avise se a neve começar de madrugada. De bom grado os recepcionistas acordam os hóspedes para viverem esse momento.

Grandes nevascas já ocorreram por aqui, como nos anos de 1994 e 2013. Imagina o tamanho da diversão? Venha com os dedos cruzados e pedindo a São Pedro (padroeiro de Gramado) para que a neve caia durante sua visita!

PRIMAVERA (23 de setembro a 21 de dezembro)

Gramado já recebeu o título de cidade mais florida do Brasil. Também pudera, por onde se anda há flores espalhadas. Nas praças, nos canteiros das ruas, nas janelas e jardins das casas e prédios. Tudo é cuidado com muito carinho e esmero. A rainha das flores na primavera é a hortênsia. Aliás, é ela que dá nome à região onde Gramado está situada no Rio Grande do Sul: a Região das Hortênsias.

O clima fica bem ameno na primavera, com baixas temperaturas à noite e calor durante o dia. Há também ocasiões em que faz praticamente as quatro estações no mesmo dia. Lembra o que falei lá no início sobre a estação rodoviária?! Ter um casaquinho a mão sempre vai bem na Serra Gaúcha. Nessa época do ano a média é de 16°C a temperatura.

Quer mais informações sobre passeios em Gramado e Canela? É só preencher o formulário aqui em baixo que te ajudo!

[contact-form-7 404 "Not Found"]